Clique e tenha acesso rápido e seguro ao resultado do seu exame.

acessar exames

Preencha nossa pesquisa. Sua avaliação sincera será de grande ajuda.

acessar exames

Novidades

10/11/2009

Boa alimentação durante gravidez protege de leucemia.

Estudo da Universidade de Berkeley avaliou 260 crianças.

Risco decresce com ingestão de frutas, legumes e proteínas.

Um trabalho científico realizado pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, comprovou que a ingestão pelas mães de frutas, legumes e proteínas durante a gravidez pode proteger as crianças do aparecimento futuro de leucemia.

A leucemia é um dos tipos mais comuns de câncer entre crianças e pode ser tratada com medicamentos e/ou transplantes de medula óssea.

As causas não são completamente entendidas e os cientistas acreditam que tudo começa com uma alteração nos genes ainda no útero.

Dieta das mães no ano anterior ao nascimento foi registrada e comparada.

Somente a fusão desses genes não seria capaz de induzir ao aparecimento da doença. Uma infecção viral durante a infância pode funcionar como “gatilho” para a leucemia.

As orientações nutricionais atuais recomendam a ingestão de pelo menos cinco porções de frutas e legumes e duas porções de alimentos do grupo das proteínas, por dia.

Para chegar à conclusão de que a dieta antes do nascimento pode influenciar o aparecimento da leucemia, os pesquisadores compararam mais de 130 crianças com leucemia linfoblástica aguda com o mesmo número de crianças sem o câncer.

Surpresa foi a influência dos alimentos protéicos na incidência da doença.

Após a seleção dos grupos, a dieta das mães no ano anterior ao nascimento foi registrada e comparada. O risco do aparecimento de leucemia era proporcionalmente menor quanto mais frutas, legumes e proteínas foram ingeridas pelas mães.

A surpresa foi a influência dos alimentos protéicos na incidência da doença, pois as frutas têm ação anticancerígena comprovada. As evidências apontam para a ação da glutationa presente nos legumes e nos alimentos protéicos.

Os cientistas acreditam que o benefício começa na proteção do feto contra danos à estrutura genética ainda no útero materno.

Essa é mais uma evidência a reforçar a importância de uma orientação pré-natal que não apenas se preocupe com aspectos médicos mas também educativos.

 

 

FONTE: : Luiz Fernando Correia Especial G1 http://g1.globo.com/